sexta-feira, 1 de abril de 2011

Brasão Episcopal de Dom +Josué Augusto



O Brasão Episcopal é um emblema utilizado pela Igreja Luterana do Salvador para identificar cada bispo, suas inspirações pessoais, os aspectos de sua espiritualidade em seu modo de Evangelizar.
O chapéu prelatício: Envolvendo o escudo episcopal fica o chapéu do peregrino (galero), emblema de todos os prelados e sacerdotes do rito latino da Igreja Luterana do Salvador. Para o bispo, o chapéu do peregrino é sempre verde escuro.
O chapéu e os bordões (Fiochi) - para o bispo há seis borlas suspensas em ambos os lados do chapéu em estilo piramidal – representam a Igreja e a missão apostólica do Bispo como sucessor dos apóstolos, em comunhão com a igreja e com o colégio episcopal. A luz que se propaga de cada elemento do bordão indica a continuidade e a animação do Espírito que anima a sua Igreja.
A Cruz e o báculo justapostos indicam a configuração a Cristo, Bom Pastor, que anima o seu eleito para que esse possa animar o povo a ele confiado, com o seu múnus de ensinar, santificar e governar. No escudo estão colocados alguns símbolos que ilustram o meu programa de vida e de evangelização.
A cor vermelha simboliza o sangue de Cristo derramado para salvar toda a humanidade.
A cor azul simboliza os céus, a morada do altíssimo de onde emanam todas as bênçãos.
A cor branca simboliza a paz de Deus que excede a todo entendimento.
A cruz é o sinal dos eleitos (Ez.9:4-6), mostra-nos o instrumento através do qual fomos salvos. È sinal de vida e de vitória: na cruz está a salvação e a vida.
A pomba representa o Espírito Santo, descendo dos céus e sendo derramado sobre a vida de todo aquele que crê.
O Alfa e Ômega – O Princípio e o Fim – Nosso Deus.
A Bíblia é a palavra de Deus, O Evangelho, O poder de Deus.
O triângulo representa a Santíssima Trindade, O Pai, O Filho e o Espírito Santo.
O Lema: Ide e Pregai – Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16:15, representa o meu chamado missionário, amor pelas almas, sede de ver as pessoas aos pés de Jesus nosso salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário