domingo, 27 de março de 2011

História da Igreja Luterana de São pedro e São Paulo



A Igreja Luterana de São Pedro e São Paulo tem como seu líder mundial o Arcebispo Dr. Frederick P.Burcklé desde 1996 (reside na França).
O título “Arcebispo” surgiu primeiramente no Oriente por volta do século IV de nossa era como uma distinção honorífica sendo que hoje em dia é mantido em diversas Igrejas Orientais, Anglicanas, Católica Romana, e algumas Luteranas. O Arcebispo, como o nome diz é aquele que está acima do Bispo e tem o poder para ordenar, sagrar, etc..
Todos sabem que sem a Igreja o Rei não detém o poder divino assim, todo Rei precisa ser sagrado espiritualmente. (Romanos 13:1-5).
Dessa forma os Reis, no decorrer dos séculos vem sendo sagrados e ungidos quando vão ser coroados. Um rei entronizado, ou em exílio, desde que foram ungidos por uma Igreja tem o poder de enobrecer outros, todavia, podemos dizer também que os chefes de algumas igrejas de Cristo podem conceder títulos de nobreza, pois, a legitimidade do título vem de Deus e,portanto, da Igreja. Por essa razão essas Igrejas podem  reconhecer títulos de nobreza. 
Isto é importante para que se conheça o valor da Igreja e, conseqüentemente de seus Arcebispos, cardeais e patriarcas.
As Ordens de Cavalaria na realidade, mais do que combater os “infiéis” vem de longa data remontando ao patriarca Abraão quando exerceram hospitalidade aos anjos. As Ordens de cavalaria são antes de tudo Ordens Hospitalarias. 
No Império Romano as ordens vão se estabelecendo, mas é com o cristianismo que as ordens hospitalarias nascem com exatidão. Foi no Concílio de Jerusalém (34dC) que os Apóstolos criam a ordem de São Lázaro. Por volta de 42dC  Paulo e Barnabé estão em Antioquia sendo que alguns homens estavam protegendo o apóstolo e os fundos que levavam para o trabalho divino numa verdadeira demonstração de uma ordem estabelecida.Podemos dizer que a Ordem de São Paulo nasceu aí. Pode-se ir mais longe dizendo que Tito foi o primeiro cavaleiro da Ordem de São Paulo pois já estava seguindo ele desde 34 dC. Claro que por quase dois mil anos essa ordem se limitou a Turquia e ao Oriente Médio onde seus membros constituíam uma espécie de fraternidade dentro da Igreja Oriental, ou Ortodoxa. 

Entre 1974 e 1991 houve o conflito militar no Líbano e os líderes da Ordem, temendo perigos para a Ordem e para o cristianismo investiram o Conde Frederick P. Burcklé com poder para organizar a Ordem como uma Instituição Internacional.
Onde está o Bispo está a Igreja. O Bispo tem o poder de representar de si mesmo a Igreja sendo isso “ius honorum” . Como autoridade máxima da ordem, com investidura que teve, passou a ter o poder de reconhecer títulos de nobreza, conceder brasões e ofertar condecorações e distinções de mérito. A “ius” ou “fons honorum” está dentro de um moinarca que reina, ou que está em exílio ou o chefe de uma Casa Real.
(O Arcebispo Dom Ydenir P.Machado, na qualidade de Chefe da Casa Real dos Arameus e Auranitas tem o “fons honorum” para conceder títulos de nobreza, reconhecer títulos, condecorar, etc.. e, como Arcebispo Metropolitano da Igreja Luterana de S.Pedro e S.Paulo responsável pela Arquidiocese da América Latina, tem o poder de reconhecer igrejas, clérigos, ordenar diáconos  e presbíteros, sagrar Bispos, etc..)
Frederick P. Burcklé tendo imenso conhecimento teológico e possuindo diversas ordens religiosas, depois investido com a direção suprema da Ordem de São Paulo adotou o “ethos” Luterano tendo em vista a força e determinação do reformador alemão que mudou a história da Igreja mantendo, entretanto a forma episcopal de governo. 
Em 2009, uniu -se à Igreja Luterana de S.Pedro e S. Paulo, conhecida na América Latina pela sigla ILPP, o Arcebispo Dr. Ydenir P. Machado vindo da Igreja Anglicana do Brasil. Legítimo Bispo com sucessão apostólica verdadeira e também verdadeiro Príncipe com inúmeros reconhecimentos . Foi então criada a Arquidiocese Metropolitana da América Latina  que tem como seu Arcebispo Metropolitano Dom Ydenir.             A Igreja Luterana de São Pedro e São Paulo (Eglise Luthérienne de Saint Pierre e Saint Paul) é uma Igreja firmada na Palavra-de-Deus, mas que se preocupa com a parte social, com o ser humano e também com os animais. Ecumênica, respeita todas as correntes religiosas sem contudo deixar de lado sua fé e convicção.
Diferentemente de outros ramos luteranos que vem da Igreja Romana ou de suas ramificações, a Igreja Luterana de S.Pedro e S.Paulo se origina da Igreja Ortodoxa através da Ordem de São Paulo assumindo, como já dito, o “ethos” Luterano firmada na  maneira evangélica (ou reformada) de servir a Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário